Exercícios sobre métodos contraceptivos

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
em 27/09/2016 08:16

Teste seus conhecimentos com estes exercícios sobre métodos contraceptivos e verifique o que você aprendeu sobre como evitar uma gravidez.

Questão 1

Os métodos contraceptivos garantem a prevenção contra uma gravidez indesejada. Esses métodos não são recentes, pois há registros de formas de prevenção até mesmo na Antiguidade. Acredita-se que um dos primeiros métodos utilizados foi um método comportamental, o qual está, até mesmo, descrito na Bíblia. Analise as alternativas e marque aquela que provavelmente indica o método contraceptivo mais antigo.

a) Laqueadura.

b) Camisinha.

c) Vasectomia.

d) Coito interrompido.

e) Pílula anticoncepcional.

Questão 2

Um dos métodos contraceptivos mais populares da atualidade foi lançado em 1960. Esse método que garante a prevenção contra a gravidez e uma perda temporária da fertilidade foi um grande avanço para a sociedade. Observe as alternativas e marque aquela que indica o nome desse método.

a) Camisinha masculina.

b) Pílula do dia seguinte.

c) Pílula anticoncepcional.

d) Camisinha feminina.

e) DIU.

Questão 3

A camisinha é um método de barreira muito antigo que provavelmente surgiu no Egito ou Roma antiga. Em uma de suas primeiras descrições, fala-se do uso de um envoltório de linho para impedir o contágio de algumas doenças. Atualmente, qual é o material utilizado na produção da maioria das camisinhas masculinas?

a) Poliéster.

b) Látex.

c) Náilon.

d) Bexiga de animais.

e) PVC.

Questão 4

(UFMT) Na(s) questão(ões) a seguir, julgue os itens e escreva nos parênteses (V) se for verdadeiro ou (F) se for falso.

Antigamente, no Brasil, eram comuns famílias com número elevado de filhos. Hoje, vários fatores culturais, econômicos e sociais influenciam a opção dos casais por um número reduzido de filhos. Existem vários métodos de contracepção. Sobre eles, julgue os itens.

( ) As pílulas anticoncepcionais podem ser usadas para inibir o desenvolvimento dos folículos ou para bloquear o processo de ovulação.

( ) A laqueadura consiste na retirada do útero.

( ) O condon, popularmente conhecido como camisinha, é considerado um método contraceptivo de barreira, sendo também de enorme eficiência no controle de doenças sexualmente transmissíveis.

Questão 5

(FGV) A vasectomia é um método contraceptivo masculino com grande grau de eficácia. Alguns consideram que se trata de um método de esterilização. Sobre a vasectomia, é correto afirmar que:

a) impede que os espermatozoides cheguem ao canal ejaculatório e sejam expelidos.

b) reduz a produção de testosterona, inibindo a produção de espermatozoides.

c) reduz o índice mitótico, inibindo a formação de espermatogônias.

d) reduz o índice meiótico, inibindo a formação de espermatócitos e de espermátides.

e) reduz o volume do ejaculado, impedindo que o esperma alcance a tuba uterina, local onde ocorre a fertilização.

Resposta - Questão 1

Alternativa “d”. Um dos métodos contraceptivos mais antigos relatados é o coito interrompido, que se baseia na retirada do pênis antes da ejaculação.

Resposta - Questão 2

Alternativa “c”. A pílula anticoncepcional foi aprovada para venda em 1960 e caracteriza-se por conter hormônios sintéticos que impedem, principalmente, o processo de ovulação.

Resposta - Questão 3

Alternativa “b”. A grande maioria das camisinhas masculinas é feita de látex, e as femininas são fabricadas com poliuretano.

Resposta - Questão 4

V-F-V – A segunda afirmação está incorreta, pois, na laqueadura, não ocorre a retirada do útero, mas, sim, a obstrução das tubas uterinas.

Resposta - Questão 5

Alternativa “a”. Na vasectomia, os canais deferentes do homem são fechados, o que impede que os espermatozoides cheguem ao canal ejaculatório. Nesse caso, o homem elimina um sêmen sem a presença de espermatozoides, ou seja, sem a capacidade de engravidar uma mulher.

ARTIGO RELACIONADO

Curiosidades sobre os Métodos Contraceptivos