Exercícios sobre altitude, latitude e clima

Publicado por Amarolina Ribeiro
em 23/09/2016 12:13

Faça exercícios sobre altitude, latitude e clima e avalie tudo o que você sabe sobre a questão!

Questão 1

A atmosfera é uma estrutura extremamente dinâmica e que apresenta variações em diferentes escalas temporais e espaciais. Essas variações são determinadas por diversos fatores. As proposições abaixo correspondem a esses fatores que influenciam as condições do tempo atmosférico, exceto:

a) altitude

b) sismos

c) latitude

d) massas de ar

e) maritimidade

Questão 2

A altitude é um fator extremamente importante para a constituição das condições climáticas e para a variação do tempo atmosférico. Esse fator é determinados pelo(a):

a) massa de ar

b) corrente marinha

c) pressão atmosférica

d) maritimidade

e) vegetação

Questão 3

A respeito da relação entre a latitude e o clima, avalie as afirmativas abaixo:

I) As regiões mais próximas do Equador recebem com maior intensidade os raios solares, por isso, as temperaturas são mais elevadas.

II) O clima polar, que apresenta temperaturas mais baixas, encontra-se nas maiores latitudes, nas regiões polares (90° norte e 90° sul).

III) a relação entre latitude e clima também é inversamente proporcional. Isso significa dizer que quanto maior a latitude, menor a temperatura e, quanto menor a latitude, maior a temperatura.

IV) As áreas mais próximas aos polos não recebem os raios do sol de forma perpendicular, e a incidência da radiação solar é bem menor se comparada com as regiões próximas ao paralelo principal.

V) Quanto mais próximo da linha do Equador (latitude 0°), menores serão as temperaturas apresentadas.

Estão corretas as alternativas:

a) I, II e V.

b) II, IV e V.

c) I, II, III e IV.

d) I, IV e V.

e) I, III, IV e V.

Questão 4

As regiões polares, em virtude da inclinação da Terra, recebem a radiação solar de forma irregular durante todo o ano. Entretanto, em uma data específica, o polo sul e o norte recebem a incidência dos raios solares. A que fenômeno estamos nos referindo?

a) aurora polar

b) continentalidade

c) solstícios

d) glaciação

e) equinócios

Resposta - Questão 1

Letra B

Os sismos, ou terremotos, são fenômenos geológicos caracterizados por uma forte e rápida vibração da superfície terrestre. Ao contrário da altitude, latitude, massas de ar e maritimidade, esses fenômenos geológicos não exercem influência sobre as condições atmosféricas.

Resposta - Questão 2

Letra C

A relação entre altitude e clima deve-se ao funcionamento da pressão atmosférica. A força da gravidade faz com que a maior parte do ar concentre-se nas áreas mais baixas do relevo e exerça maior pressão nessas áreas, enquanto as zonas de menor altitude possuem um ar mais rarefeito e com menor pressão. Por causa disso, quanto menor a altitude, maior a temperatura e vice-versa, pois a maior pressão atmosférica faz com que as médias térmicas elevem-se.

Resposta - Questão 3

Letra C

A afirmativa V está incorreta porque a relação entre a latitude e a temperatura é inversamente proporcional: quanto menor a latitude (mais próximo à linha do Equador), maiores as temperaturas.

Resposta - Questão 4

Letra C

As áreas mais próximas aos polos, além de não receberem os raios do sol de forma perpendicular, são iluminadas apenas durante parte do ano, na ocasião dos solstícios.

ARTIGO RELACIONADO

Altitude, latitude e clima