Exercícios sobre as leis proibitivas das treze colônias americanas

Publicado por Cláudio Fernandes
em 08/10/2015 16:18

Resolva exercícios sobre as leis proibitivas das treze colônias americanas para avaliar o que você sabe sobre o contexto colonial dos EUA.

Questão 1

(Fatec) A Lei do Açúcar (1764), a Lei do Selo (1765) e a Lei Townshend (1767) representaram, quando implementadas, para:

a) os EUA um estopim à declaração de guerra à França, aliada, incondicionalmente, aos interesses ingleses.

b) a França e a Inglaterra formas de arrecadação e controle sobre o Quebec e sobre as Treze Colônias.

c) os EUA uma excepcional oportunidade, pela cobrança desses impostos, à ampliação de seus mercados interno e externo.

d) as Treze Colônias uma medida tributária que possibilitou a expansão dos negócios da burguesia de Boston na Europa, marcando, assim, o início da importância dos EUA no cenário mundial.

e) a Inglaterra uma alternativa para um maior controle sobre as Treze Colônias e, também, uma medida tributária que permitisse saldar as dívidas contraídas na guerra com a França.

Questão 2

Entre as leis proibitivas (ou intoleráveis) impostas pelo reino inglês às colônias americanas, estava a lei da moeda, cujo objetivo era:

a) valorização da moeda local dos colonos.

b) igualar o valor das duas moedas, a da colônia e da coroa.

c) criar uma moeda nova que unificasse a economia da colônia e da metrópole.

d) enfraquecimento do valor da moeda dos colonos.

e) retirada da moeda inglesa de circulação nas Treze Colônias.

Questão 3

Por que a revolta ocorrida em 1773 contra a lei do imposto sobre o chá até hoje é relembrada nos EUA, na famosa Boston Tea Party?

a) porque ela ajudou a fundar um dos movimentos políticos de esquerda mais sólidos dos EUA.

b) porque dela derivou o Partido Democrata americano.

c) porque ela contribuiu para o rompimento definitivo das Treze Colônias com a Inglaterra.

d) porque ela contribui para a hegemonia do Norte sobre o Sul dos EUA.

e) porque ela pôs fim à Guerra de Secessão.

Questão 4

(Cesgranrio) No século XVIII, a revogação da Lei do Selo causou grande tristeza aos políticos ingleses, o que, entretanto, contrastava com a alegre movimentação dos trabalhadores na beira do cais, em decorrência da reabertura dos armazéns de manufaturados e da partida para a América de inúmeros navios carregados de mercadorias. Assinale a opção que explica corretamente a "tristeza" dos políticos com a revogação da Lei do Selo.

a) A revogação da Lei do Selo representou um golpe nas pretensões inglesas de arrecadação, mediante impostos, nas colônias americanas.

b) A revogação da Lei do Selo significou a vitória dos norte-americanos que, assim, não mais precisariam pagar impostos sobre o chá, o ferro e o açúcar.

c) A pressão popular sobre o Parlamento aumentou, já que, com a revogação da Lei do Selo, do Chá e do Açúcar, os membros das Câmaras dos Lordes e dos Comuns voltaram a ficar submetidos ao rei inglês.

d) Em meados do século XVIII, a metrópole inglesa perdeu cerca da metade de seu mercado consumidor de manufaturas, face ao crescimento da produção colonial.

e) As Treze Colônias criaram impedimentos à atuação inglesa no continente americano, delimitando a ação da metrópole exclusivamente às áreas de plantation do sul.

Resposta - Questão 1

Letra E

As leis proibitivas (ou intoleráveis), aplicadas pela coroa inglesa à suas colônias na América do Norte, tiveram o efeito de lançar sobre essas últimas alguns impostos e uma série de dificuldades com o objetivo de mantê-las sob seu controle político. A arrecadação dos impostos também tinha a finalidade de cobrir o deficit econômico contraído com a guerra contra a França.

Resposta - Questão 2

Letra D

A Lei da Moeda desvalorizava o câmbio, isto é, o valor agregado à moeda, da colônia. Essa medida tinha o objetivo de fortalecer a moeda da coroa e forçar os colonos a ficarem ainda mais dependentes, haja vista que as negociações deveriam ser feitas na moeda da metrópole.

Resposta - Questão 3

Letra C

A Lei do Chá foi imposta aos colonos com o objetivo de enfraquecer a concorrência do chá local com o chá que era negociado diretamente pela coroa, sobretudo com os asiáticos. A revolta contra essa lei foi um dos fatores decisivos para a Independência das Treze Colônias. A Festa do Chá, que ocorre em Boston, tem o objetivo de relembrar esse momento.

Resposta - Questão 4

Letra A

Assim como as outras Leis Proibitivas, a Lei do Selo determinava que os colonos dos EUA só poderiam comercializar mercadorias que tivessem o selo da coroa. Com a revogação da lei, esse privilégio metropolitano foi extinto.

ARTIGO RELACIONADO

Leis proibitivas das Treze Colônias Americanas