Exercícios sobre a Guerra do Afeganistão de 1979

Publicado por Daniel Neves Silva
em 24/07/2018 12:38

Faça estes exercícios sobre a história da Guerra do Afeganistão de 1979. Teste os seus conhecimentos acerca dos principais acontecimentos que envolveram esse conflito que teve dez anos de duração e que foi responsável pela morte de 15 mil soviéticos.

Questão 1

As tropas soviéticas invadiram o Afeganistão em 1979 com um duplo objetivo. Um desses objetivos era o de destituir Hafizullah Amin, então presidente do país. A ideia era colocar Babrak Karmal na presidência. O outro objetivo em perspectiva para os soviéticos era:

a) expulsar as tropas iranianas que haviam invadido o país em 1978.

b) garantir o controle dos poços de petróleo que estavam ao redor de Cabul.

c) impedir o avanço dos rebeldes conhecidos como mujahidin.

d) reunificar o país que estava dividido em dois polos.

e) expulsar todos os americanos do Afeganistão.

Questão 2

Durante a década de 1970, o Afeganistão transformou-se em uma nação comunista graças a um evento conhecido como:

a) Revolução de Saur

b) Revolução de Cabul

c) Revolução Taraki

d) Revolução Dari

e) Revolução do Povo

Questão 3

As forças rebeldes afegãs, conhecidas como Mujahidin, eram grupos fundamentalistas islâmicos que estavam insatisfeitos com as reformas promovidas pelos comunistas no país. Os mujahidin tiveram amplo apoio dos EUA, que forneceu armas e treinamento militar aos rebeldes afegãos. Anos depois, parte desses fundamentalistas fundou uma organização terrorista conhecida como:

a) Hezbollah

b) ETA

c) Al-Shabab

d) Boko Haram

e) Talibã

Questão 4

Durante a Guerra do Afeganistão (1979-1989), um grupo da CIA conhecido como bleeders ficou bastante conhecido por sua atuação. Qual era o objetivo desse grupo?

a) barrar as negociações de todas as formas possíveis com o objetivo de estender a guerra e assim o desgaste sobre a economia soviética.

b) conquistar o Afeganistão e transformá-lo em uma nação capitalista.

c) aliar-se aos soviéticos e combater os mujahidin, vistos como ameaça ao Ocidente.

d) organizar esforços para contribuir com as negociações de paz.

e) utilizar o Afeganistão como base para missões de espionagem no vizinho, Irã.

Resposta - Questão 1

LETRA C

Os soviéticos invadiram o Afeganistão em dezembro de 1979 e tinham dois grandes objetivos para conquistar: destituir o presidente Amin e empossar Babrak Karmal como forma de manter o Partido Democrático do Povo Afegão sob controle e combater o avanço dos mujahidin, os rebeldes fundamentalistas que lutavam contra o governo comunista no país.

Resposta - Questão 2

LETRA A

A transformação do Afeganistão em uma nação comunista ocorreu a partir da Revolução de Saur, que aconteceu em abril de 1973. Com essa revolução comunista, o presidente Daoud Khan foi destituído (e executado) e Taraki assumiu o controle do país. Essa revolução foi liderada pelo Partido Democrático do Povo Afegão (PDPA).

Resposta - Questão 3

LETRA E

Os mujahidin surgiram com movimento de oposição contra as reformas em curso no país promovidas pelo governo comunista. Esses rebeldes receberam amplo apoio dos Estados Unidos na luta contra as tropas soviéticas. O fortalecimento desses rebeldes resultou em grupos fundamentalistas extremamente conhecidos, como o Talibã.

Resposta - Questão 4

LETRA A

Os bleeders tinham como grande objetivo mover todos os esforços possíveis para estender a Guerra do Afeganistão o máximo possível. Para que isso acontecesse, esse grupo financiava, armava e treinava os mujahidin e impunha barreiras para dificultar as negociações diplomáticas com a União Soviética pelo fim da guerra. A ideia era estender a guerra para que ela aumentasse o desgaste sobre a economia dos soviéticos.

ARTIGO RELACIONADO

Guerra do Afeganistão de 1979