Exercícios sobre raio iônico

Publicado por Diogo Lopes Dias
em 27/09/2018 07:27

Clique e teste seus conhecimentos com estes exercícios sobre raio iônico, uma propriedade periódica que depende do número de níveis que um átomo apresenta e da quantidade de prótons e elétrons presentes no átomo. Não deixe de conferir o gabarito comentado para retirar qualquer dúvida da resoluções das questões!

Questão 1

Veja a sequência de íons a seguir.

I- K+

II- Ca2+

III- S2-

IV- P3-

Indique a alternativa que apresenta o íon com menor raio.

a) I

b) II

c) III

d) IV

Questão 2

Veja a série de isoeletrônicos a seguir:

F-, O-2, N-3, Na+ e Mg+2

Quais são os íons de maior raio atômico?

a) O-2, N-3 e Na+

b) N-3, Na+ e Mg+2

c) F-, O-2 e Na+

d) F-, O-2 e N-3

e) N-3, Na+ e Mg+2

Questão 3

(ITA-SP) Em relação ao tamanho de átomos e íons, são feitas as afirmações seguintes:

I. O Cl-(g) é menor do que o Cl(g).

II. O Na+(g) é menor do que o Na(g).

III. O Ca2+(g) é maior do que o Mg2+(g).

IV. O Cl(g) é maior do que o Br(g).

Das afirmações anteriores, estão corretas apenas:

a) II.

b) I e II.

c) II e III.

d) I, III e IV.

e) II, III e IV.

Questão 4

(ITA-SP) Qual das opções abaixo apresenta a comparação ERRADA relativa aos raios de átomos e de íons?

a) raio do Na+ < raio do Na.

b) raio do Na+ < raio do F-.

c) raio do Mg2+ < raio do O2-.

d) raio do F- < raio do O2-.

e) raio do F- < raio do Mg2+.

Resposta - Questão 1

Letra b). Para determinar qual íon apresenta menor raio, é fundamental conhecer o número de prótons e elétrons de cada um deles:

• K+: apresenta número atômico igual a 19, logo, possui 19 prótons e 18 elétrons. Por ser um cátion monovalente, devemos retirar 1 unidade do número atômico para determinar o número de elétrons.

• Ca2+: apresenta número atômico igual a 20, logo, possui 20 prótons e 18 elétrons. Por ser um cátion bivalente, devemos retirar 2 unidades do número atômico para determinar o número de elétrons.

• S2-: apresenta número atômico igual a 16, logo, possui 16 prótons e 18 elétrons. Por ser um ânion bivalente, devemos adicionar 2 unidades ao número atômico para determinar o número de elétrons.

• P3-: apresenta número atômico igual a 15, logo, possui 15 prótons e 18 elétrons. Por ser um ânion trivalente, devemos adicionar 3 unidades ao número atômico para determinar o número de elétrons.

Para responder à questão, basta relembrar que, se o número de prótons no interior do núcleo é superior ao número de elétrons nas eletrosferas, há uma maior atração do núcleo com relação à eletrosfera, resultando em uma diminuição do raio do átomo. Tanto o K+ quanto o Ca2+ possuem número de prótons superior ao de elétrons, mas como o Ca2+ possui mais prótons, seu raio é o menor.

Resposta - Questão 2

Letra d). Para determinar quais íons apresentam maior raio, devemos conhecer o número de prótons e elétrons de cada um deles:

• F-: apresenta número atômico igual a 9, logo, possui 9 prótons e 10 elétrons (por ser um ânion monovalente, devemos adicionar 1 unidade ao número atômico para determinar o número de elétrons);

• O2-: apresenta número atômico igual a 8, logo, possui 8 prótons e 10 elétrons (por ser um ânion bivalente);

• N3-: apresenta número atômico igual a 7, logo, possui 7 prótons e 10 elétrons (por ser um ânion trivalente);

• Na+: apresenta número atômico igual a 11, logo, possui 11 prótons e 10 elétrons (por ser um cátion monovalente, devemos adicionar 1 unidade ao número atômico para determinar o número de elétrons);

• Mg2+: apresenta número atômico igual a 12, logo, possui 12 prótons e 10 elétrons (por ser um cátion bivalente);

A partir desse conhecimento, basta relembrar que, se o número de elétrons nas eletrosferas é superior ao número de prótons no interior do núcleo, há uma maior expansão da eletrosfera (por causa do afastamento entre os elétrons), resultando em um aumento do raio do átomo.

Resposta - Questão 3

Letra c).

• I- Falsa, pois o raio de um ânion é sempre maior que o raio de seu átomo de origem por apresentar mais elétrons do que prótons.

• II- Correta, pois o raio de um cátion é sempre menor que o raio de seu átomo de origem por apresentar número de prótons maior do que o número de elétrons.

• III- Correta, pois o cálcio (Ca) apresenta quatro níveis, e o átomo de magnésio (Mg) possui três.

• IV- Falsa, pois quanto maior o número de níveis de um átomo, maior o seu raio. O átomo de cloro possui apenas três níveis, e o átomo de bromo possui quatro níveis.

Resposta - Questão 4

Letra e)

a) Verdadeira, porque o raio de um átomo neutro (Na) é sempre maior que o seu cátion (Na+).

b) Verdadeira. Entre isoeletrônicos (átomos com mesmo número de elétrons), o maior raio é sempre do ânion. O cátion monovalente sódio (Na+) apresenta número atômico igual a 11, 11 prótons e 10 elétrons. O ânion monovalente fluoreto (F-) apresenta número atômico igual a 9, 9 prótons e 10 elétrons).

c) Verdadeira. Entre isoeletrônicos, o maior raio é sempre do ânion. Mg2+ apresenta número atômico igual a 12, 12 prótons e 10 elétrons. O2- apresenta número atômico igual a 8, 8 prótons e 10 elétrons.

d) Verdadeira. Entre isoeletrônicos, o maior raio é sempre do ânion. O2- apresenta número atômico igual a 8, 8 prótons e 10 elétrons. F- apresenta número atômico 9, 9 prótons e 10 elétrons.

e) Errada. Entre isoeletrônicos, o maior raio é sempre do ânion. Mg2+ apresenta número atômico igual a 12, 12 prótons e 10 elétrons. F- apresenta número atômico igual a 9, 9 prótons e 10 elétrons.

ARTIGO RELACIONADO

Raio iônico